Apresentação

A Ciência dos Materiais é uma ciência eminentemente interdisciplinar que envolve diversas áreas do conhecimento, entre elas Física, Química, Biologia e Engenharias (Mecânica, Elétrica, Química, Civil e de Materiais, entre outras), investigando questões ligadas à obtenção ou extração, processamento, transformação, estudo estrutural, caracterização e aplicação dos materiais.

O estudo e a tecnologia dos materiais têm sido preponderantes na história da humanidade, fato que pode ser verificado pelos vários estágios da civilização humana que são comumente identificados em função do desenvolvimento dos materiais, como, por exemplo, a Idade da Pedra, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. O século XX foi marcado por profundas transformações envolvendo o uso dos materiais, que modificaram definitivamente o nosso modo de viver, e o século XXI aponta para novos avanços como os materiais funcionais, nanociência e nanotecnologia, e o uso de materiais de fontes renováveis, entre outros. O programa de Ciências de Materiais do campus de Sorocaba da UFSCar foi criado dentro desse novo contexto, que se reflete em suas áreas de concentração e linhas de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Ciência dos Materiais (PPGCM-So), Mestrado acadêmico, da UFSCar - Campus Sorocaba, o qual foi recomendado pela CAPES na Reunião do CTC/ES em 25/07/2008, tendo sua criação aprovada pela reunião do CONSUNI (Conselho Universitário) da UFSCar em 29/08/2008, e homologada pela CAPES em outubro de 2008 (OF.CAA/67-10/2008) sob n° 33001014032P-2, tem duração de 24 meses, ocorre na modalidade presencial com atividades em período integral.

O Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) de Mestrado e Doutorado do campus de Sorocaba da UFSCar é um programa novo recomendado pela CAPES de conceito 4 (Portaria 609, de 14 de março de 2019, publicada no D.O.U em 18 de março de 2019), com atividades de pesquisa e pós-graduação em Ciência dos Materiais, promovendo o desenvolvimento da área e a formação de recursos humanos altamente qualificados. Ele está inserido dentro da área interdisciplinar da CAPES (link externo) que abrange vários programas de pós graduação.

O PPGCM possui duas áreas de concentração: “Materiais Funcionais e Polímeros de Fontes Renováveis” e “Nanociência e Nanotecnologia de Materiais”, com várias linhas de pesquisa relacionadas a essas temáticas de conhecimento.

O corpo docente permanente trabalha em regime de dedicação exclusiva e mantém diversas colaborações científicas nacionais e internacionais.

O público-alvo é de profissionais oriundos de cursos de graduação como Física, Química, Biologia, Engenharias, entre outros.